Apresentação

Desde a sua criação, o Centro Universitário de Valença (UNIFAA) vem priorizando políticas de ensino de graduação, de pós-graduação e de extensão voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e ao desenvolvimento regional. A consolidação de uma cultura de pesquisa no UNIFAA está implicitamente ligada à consecução dos objetivos constantes na missão institucional.

A política de pesquisa será um dos pilares fundamentais do Centro Universitário de Valença, tornando-se um importante diferencial para a produção do conhecimento, assim como para a qualificação do ensino de graduação, por meio da articulação de atividades de ensino e pesquisa entre os docentes e discentes da IES.

Nos últimos anos, em decorrência da combinação de ações no ensino (de graduação e pós-graduação Lato Sensu), e na extensão aliada aos recursos humanos qualificados, surgiu a necessidade de uma cultura de pesquisa. A pesquisa inclui a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de tecnologias capazes de impulsionar o desenvolvimento regional e de contribuir com a busca de soluções para os problemas enfrentados pela sociedade. Nesse sentido, a pesquisa, orientada pela criatividade e com uma postura questionadora, crítica e de construção de alternativas, assume papel fundamental para atender a tais necessidades.

A consolidação da pesquisa que está emergindo na instituição é premente e é perseguida por meio do (a):

O Centro de Pesquisa incentiva à Pesquisa Institucional e o estímulo a docentes e discentes por meio do Programa de Iniciação Cientifica- PROINC; do Programa de Desenvolvimento Científico – PDC e do Programa de Apoio a Produção Acadêmica (PAPE/PAPAC).

Centro de Pesquisa do UNIFAA - CPQ/UNIFAA

O Centro de Pesquisa do UNIFAA é um ambiente de integração de atividades de investigação científica que congrega três Laboratórios de Pesquisa, com pesquisadores e alunos, para o desenvolvimento de projetos científicos.

Composto por: Sala dos Grupos de Pesquisa; Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar- LAPM; Laboratório de Pesquisa Básica -LAPEB; Laboratório de Histoquímica (localizado no campus sede) e Biotério de Experimentação Animal (localizado no campus HVE).

PROINC

O Programa de Iniciação Cientifica – PROINC é um instrumento que permite introduzir os estudantes à iniciação científica, configurando-se como fator de apoio às atividades de ensino.

A Iniciação Científica é o primeiro passo na carreira de um pesquisador. Apresenta-se como uma das possibilidades de inserção dos estudantes de graduação na pesquisa atuando em projetos de pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, o PROINC busca a qualificação de recursos humanos voltados para a pesquisa científica.

Para efetivação do Programa de Iniciação Científica propõem-se a instituição de concessão de Bolsas de Iniciação Científica. Este é um programa com edital próprio, de periodicidade anual destinado e será realizado por estudantes de graduação, orientados por docentes qualificados do Centro Universitário de Valença (UNIFAA).

A submissão de projetos no PROINC ocorre por meio de edital próprio, na Plataforma de Pesquisa do UNIFAA, via Portal do professor, no menu PROINC.

SEMIC

O UNIFAA, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, contribui anualmente com a Semana de Iniciação Científica com objetivo de selecionar os melhores trabalhos realizados pelos acadêmicos, ensejando sua publicação. Na Semana de Iniciação, os alunos têm oportunidade de expor e defender seus trabalhos.

A submissão de resumos para SemIC ocorre por meio de edital próprio, na Plataforma de Pesquisa do UNIFAA, via Portal do aluno, no menu SEMIC.

A próxima edição ocorrerá nos dias 06 e 07 de novembro.

Programa de Desenvolvimento Científico

O Programa de Desenvolvimento Científico (PDC) objetiva incentivar, acompanhar e organizar a produção científica do UNIFAA, auxiliando as direções dos cursos de graduação e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação no desenvolvimento da pesquisa em âmbito Institucional.

Para se cadastrar no PDC o professor deverá acessar a Plataforma de Pesquisa no Portal do Professor, selecionar o menu PDC e realizar a submissão.

O PDC contempla as atividades de investigação científica do UNIFAA que não estejam associadas ao PROINC, quais sejam:

FORMULÁRIO

Programa de Apoio a Produção Científica

O Programa de Apoio a Produção Científica se subdivide em 2 modalidades, quais sejam: Programa de Apoio à Publicação Acadêmica (PAPAC); e Programa Apoio à Participação em Eventos (PAPE).

Este programa destina-se a apoiar financeiramente a participação de docentes e discentes do Centro Universitário de Valença (UNIFAA), em eventos científicos e publicações acadêmicas.

Para realizar a solicitação basta acessar a Plataforma de Pesquisa no Portal do aluno e/ou do professor, selecionar o menu PAPE ou PAPAC e realizar a submissão.

Comitês de Pesquisa do UNIFAA

Os Comitês do UNIFAA são compostos por: Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

Comitê de Ética em Pesquisa – CEP UNIFAA

Comitê de Ética em Pesquisa são colegiados interdisciplinares e independentes, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões eticamente corretos. Subordinado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - Conep, vinculada ao Ministério da Saúde.

De acordo com a Resolução CNS 466/12 “Toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa”.

CEP

Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUAUNIFAA

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) é um órgão multidisciplinar de caráter normativo, consultivo, deliberativo e educativo, que tem como função incentivar a reflexão sobre o uso de animais no ensino e na investigação científica.

A CEUA deve avaliar os protocolos de pesquisa que preveem o manuseio de animais, acompanhando também os projetos aprovados.

A submissão de projetos na CEUA UNIFAA ocorrerá via Plataforma de Pesquisa do UNIFAA. No Portal do professor em > OUTROS > PLATAFORMA DE PESQUISA

Plataforma de Pesquisa do UNIFAA

Desenvolvida em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Centro Universitário, a Plataforma de Pesquisa do UNIFAA é uma importante ferramenta de registro, submissão e avaliação dos projetos de pesquisa dos docentes da universidade e das solicitações de apoio de discentes e docentes.

A participação na PROINC ou PDC é condição para o acesso, por parte do pesquisador (docentes) e dos discentes, aos vários programas promovidos pela PPG.

CADASTRO- DISCENTES

No Portal do aluno em > LINKS ALTERNATIVOS > PLATAFORMA DE PESQUISA

A partir deste ponto, escolher no menu o programa que deseja realizar a submissão (PROINC, SEMIC, PAPE ou PAPAC) e, no submenu, clicar em submissão de proposta e realizar login. Abrirá o formulário para registro das informações da solicitação bem como a inclusão de documentos pertinentes.

Concluído o registro, apertar o botão finalizar.

CADASTRO- DOCENTES

No Portal do professor em > OUTROS > PLATAFORMA DE PESQUISA

A partir deste ponto, escolher no menu o programa que deseja realizar a submissão (PROINC, PAPE ou PAPAC) e, no submenu, clicar em submissão de proposta e realizar login. A partir deste ponto abrirá o formulário para registro das informações da solicitação bem como a inclusão de documentos pertinentes. Como por exemplo, no PROINC, o projeto completo e a aprovação do CEP, quando pertinente.

Concluído o registro, apertar o botão finalizar.

Atendimento exclusivo por e-mail: suporte.pesquisa@faa.edu.br